quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Derrota climática


Caros amigos , mais uma vez todo o planeta terra perdeu uma batalha em Copenhague , Dinamarca.

Antes de tudo me perguntava porque os encontros sobre o futuro climático do planeta eram feitos lá e descobri que ,como alguns países europeus , grande parte da energia daquele país advém de fontes renováveis. Ponto pra Dinamarca. Passo a admirar aquele país como tantas outras iniciativas européias e brasileiras de dar um basta nesse efeito estufa forçado que provoca a destruição de mentes e de terras.

Quem sofre?Os países pobres....sempre os pobres. Nem os discursos otimistas e "cala-boca" do nosso presidente Lula conseguiram com que um documento que prestasse fosse assinado. Aparentemente os cientistas perdem espaço pros bancos. Frase de Hugo Chaves: "Se o mundo fosse um banco , já estaria salvo." Isso é uma verdade. A crise financeira que passamos nestes últimos meses fez com que os governos injetassem trilhões de dólares na economia de seus países numa rapidez incrível. Alguns bilhões desses ai bastariam para o meio ambiente.

Tecnologia existe.O que falta?VONTADE POLÍTICA. Alguém tem que ceder. Obama que tanto defendeu na sua plataforma de campanha uma nova postura ambientalmente correta dos EUA calou-se .

O Protocolo de Quioto vence no próximo ano , e desde que eu era guri de colégio ouvia falar sobre isso e ficava todo feliz , porque o mundo que veria com meus filhos seria diferente. E será...assim espero.

Que esse fim de ano ilumine a cabeça dessa velharada que anda nos senados , assembléias legislativas , gabinetes , todo mundo que governa seus países , e que eles percebam que quando saírem de férias numa praia do Caribe podem nunca mais voltar lá , porque em vez de assinar um documento que desse esperanças aos povos , ficaram com suas barrigas cheias de pipoca assistindo o filme 2012.

3 comentários:

Yan disse...

Bem, quanto ao Caribe eu não sei, mas pra Cancún não dá mais pra ir. Aquele pedaço de terra o mar já engoliu.

Deyse Morena ® disse...

Ouvi semana passada um fato como este no meu ambiente de trabalho e pessoas comentava q nao há preocupaçao em relaçao a isso.. pois os paises estão em boas mãos... será???

Lu disse...

Adorei o final. Tu desenterrou esse protocolo, só me lembrei do isba. Eu não tenho uma visão otimista sobre a política. A minoria lá dentro não prevalece, os ignorantes canibalizam.