quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Derrota climática


Caros amigos , mais uma vez todo o planeta terra perdeu uma batalha em Copenhague , Dinamarca.

Antes de tudo me perguntava porque os encontros sobre o futuro climático do planeta eram feitos lá e descobri que ,como alguns países europeus , grande parte da energia daquele país advém de fontes renováveis. Ponto pra Dinamarca. Passo a admirar aquele país como tantas outras iniciativas européias e brasileiras de dar um basta nesse efeito estufa forçado que provoca a destruição de mentes e de terras.

Quem sofre?Os países pobres....sempre os pobres. Nem os discursos otimistas e "cala-boca" do nosso presidente Lula conseguiram com que um documento que prestasse fosse assinado. Aparentemente os cientistas perdem espaço pros bancos. Frase de Hugo Chaves: "Se o mundo fosse um banco , já estaria salvo." Isso é uma verdade. A crise financeira que passamos nestes últimos meses fez com que os governos injetassem trilhões de dólares na economia de seus países numa rapidez incrível. Alguns bilhões desses ai bastariam para o meio ambiente.

Tecnologia existe.O que falta?VONTADE POLÍTICA. Alguém tem que ceder. Obama que tanto defendeu na sua plataforma de campanha uma nova postura ambientalmente correta dos EUA calou-se .

O Protocolo de Quioto vence no próximo ano , e desde que eu era guri de colégio ouvia falar sobre isso e ficava todo feliz , porque o mundo que veria com meus filhos seria diferente. E será...assim espero.

Que esse fim de ano ilumine a cabeça dessa velharada que anda nos senados , assembléias legislativas , gabinetes , todo mundo que governa seus países , e que eles percebam que quando saírem de férias numa praia do Caribe podem nunca mais voltar lá , porque em vez de assinar um documento que desse esperanças aos povos , ficaram com suas barrigas cheias de pipoca assistindo o filme 2012.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Papai Noel no MSN

"Eu pedi pro Papai Noel um laptop"
É com essa frase dita por uma criança com seus 4 anos de idade que faço uma reflexão.
Caramba!
Criança agora não pede mais brinquedo , quer tecnologia.Criança fica encantada com aquelas telinhas , aquelas coisas brilhantes e tudo que passa na tv. Não interessa se esse laptop é da Xuxa , da Eliana ou da Angélica.Criança não quer mais brinquedo que a faça correr , pular e que precise de outro amiguinho(a).Independência?Egoísmo?
Inocência e cópia.Sim , porque criança aceita , copia , toma como referência o que acontece dentro de casa e em todo seu meio de convivência. Se o pai fica lá deitado na cama no seu laptop , não vai jogar bola , fica grudado na tv , não incentiva os pequenos a ir brincar com os amigos , e quando passeia com a criança larga num daquelas casas de jogos , o que esperar de um carinha de 4 anos?Esperar que peça um laptop de natal , um celular , muita coisa que pra idade dele será inutilizável.
E é lógico que a criança vai achar normal , vai vibrar(confinada no quarto) com o presente , porque todas as outras também têm ! Daí temos hoje crianças medrosas , que não sabem se comunicar com as outras , que não entendem as opiniões alheias reprimindo-as imediatamente.
Vivem no mundo virtual do quarto.Isso é uma pena , Papai Noel precisa mudar sua fábrica.
Espero ser um bom pai.